Fibras Alimentares
Disposição física e mental com alimentação balanceada

O que é Fibra Alimentar?

A fibra alimentar engloba polissacarídeos vegetais, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas e mucilagens, oligossacarídeos e lignina, todas são fibras alimentares que podem ser divididas em: fibras solúveis (pectinas, gomas, mucilagens e hemiceluloses) e fibras insolúveis (celulose, lignina e algumas hemiceluloses e mucilagens) ². Recentemente, foram orientadas novas definições que são: fibra alimentar e fibra adicionada. Dentre as funcionalidades das fibras, ressalta-se sua ação sobre a constipação intestinal, diabetes melitus, obesidade e auxilio na nutrição enteral ².

Fibras reduzem o risco de obesidade?

As fibras alimentares promovem vantagens no tratamento e na prevenção da obesidade, todos anos aumentam as buscas sobre estudos com bons resultados sobre esse tema. As fibras podem auxiliar no emagrecimento porque aumentarem a saciedade, reduzindo assim a vontade de comer². As fibras alimentares possuem a capacidade de intervir no peso corpóreo através de mecanismos fisiológicos que envolvem efeitos intrínsecos, efeitos hormonais e efeitos colônicos, todos esses mecanismos agem reduzindo a ingestão alimentar pela promoção da saciedade ².

As fibras alimentares possuem efeito sobre a liberação de hormônios gastrintestinais, como o peptídeo inibidor gastrointestinal (GIP), junto com a colecistoquinina, o glucagon entérico e com o estímulo parassimpático, tardam o esvaziamento gástrico, melhoram o movimento intestinal ².

Fibras, intestino e cérebro, tem relação?

O trato gastrointestinal humano possui um complexo de comunidades microbianas, sendo o cólon o principal habitat para elas, contribuindo para o sistema imunológico e metabólico, atuando diretamente na saúde do ser humano ⁴. O eixo microbiota-intestino-cérebro exerce um papel importante na função do sistema nervoso, relacionando o intestino com o centro da fome/saciedade, sendo capaz de influir no comportamento alimentar e impactar a qualidade e quantidade do que é consumido ⁴. Essa comunicação entre cérebro e intestino acontece por meio de quatro vias principais interligadas entre si: imune, neuronal, endócrina e metabólica, onde a via imune sucede por meio das citocinas desenvolvidas pelas células imunológicas, o aviso neuronal acontece por meio do sistema nervoso entérico e nervo vago, a ligação endócrina faz-se por intermédio do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal ⁴. Simplificando; a microbiota intestinal possui uma atuação indispensável nessas comunicações, influenciando no apetite e preferências alimentares, fazendo assim a necessidade do consumo equilibrado de fibras para a saúde intestinal no comportamento alimentar ⁴.

 

A fibra alimentar interfere na absorção de micronutrientes?

Acredita-se que a fibra pode diminuir a biodisponibilidade de minerais. Entretanto, estudos indicam redução somente em casos de ingestão deficiente. Os oligossacarídeos não digeríveis têm sido associados ao aumento na biodisponibilidade de minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco ².

 

Fibras e diabetes tipo II, tem relação?

Diversos estudos mostram que os carboidratos com grande quantidade de fibras e baixo índice glicêmico (quantidade de açúcar presente no alimento) na sua composição diminuem o risco de diabetes tipo II ³. Assim como o índice glicêmico presente no alimento e a quantidade de fibra leva a resultados satisfatórios sobre as respostas glicêmica (açúcar no sangue) e insulínica pós-prandiais em pacientes com diabetes tipo II ³.

Conheça nossos Produtos com Fibras

Referências: 

 

  1. CATALANI, Lidiane Aparecida; KANG, Éster Mi Sun Kong; DIAS, Maria Carolina Gonçalves; MACULEVICIUS, Janete. Fibras Alimentares. Ver. Bras. Nutr. Clín. 2003. 
  2. MELLO, Vanessa D.; LAAKSONEN, David E. Fibras na dieta: tendências atuais e beneficios a saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, julho de 2009. 
  3. FERRARI, Angélica Simões. Microbiota e preferências alimentares: qual a relação? VP Online, 2020. 

Cadastre-se para receber novidades e promoções

Cadastre-se para receber as novidades do nosso time

Sucesso! você está cadastrado!

Pin It on Pinterest

Share This