Eu estive pesquisando várias receitas e achei uma que tenho certeza que você vai gostar!

 

Que tal um panetone com frutas, óleo de coco, farinha de linhaça e chia? É delicioso e fácil de fazer! E se você é intolerante à lactose ou ao glúten essa receitinha vai cair como uma luva para você.

 

Mas antes de você ler a receita eu gostaria de falar um pouquinho sobre alguns de seus ingredientes.

 

A receita de hoje é do panetone sem glúten e sem lactose, uma receita um pouco diferente do panetone tradicional, mas que fica uma delícia. Várias pessoas já provaram e aprovaram!

 

E sabe o que eu mais gostei nessa receita? Além de ela conter o famoso óleo de coco, e de poder acrescentar a farinha de linhaça, que faz muito bem ao organismo. Você ainda pode brincar no recheio acrescentando frutas, amêndoas, nozes e chia, de forma que sua receita fique deliciosa e melhor, saudável.

 

O óleo de coco ultimamente tem sido muito utilizado em preparações de comida ou consumido em cápsulas, por ele ser rico em TCM(Triglicerídeos de Cadeia Média) substância essa que estimula a queima de gordura corporal, principalmente, a abdominal e com isso auxilia no emagrecimento.

E a farinha de linhaça, você conhece? Ela é rica em ômega 3 e 6 que auxiliam na saúde do coração, além de ser fonte de fibras e atuar no bom funcionamento intestinal. Além disso, a farinha de linhaça contém lignanas, substância essa parecida ao estrógeno e que ajuda a amenizar alguns sintomas da menopausa.

A semente de chia é outro alimento muito bom ao nosso organismo, ela contém um alto teor de fibras solúveis, as quais dão saciedade e auxiliam no emagrecimento. Além disso, ela contém uma grande quantidade de ômega 3 o qual auxilia na saúde do coração.

As amêndoas e as nozes também são ricas em gordura monoinsaturadas e poli-insaturadas atuando na saúde do coração, além de atuar como um potente antioxidante por serem ricas em vitamina E e selênio.

 

Porque não provar essa deliciosa receita? Pegamos essa receita no blog Lactosenao,

espero que você goste!

 

panetone sem lactose

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

 

Massa:

 

2 xícaras de farinha de arroz – use 1 da integral tostada e 1 da comum

1/2 xícara de fécula de batata

2/3 xícara de polvilho doce

1/2 colher de chá de sal

1 e 1/2 colher de chá de goma xantana

1 xícara de açúcar mascavo

2 colheres de chá de fermento biológico seco sem ser do branco

1 xícara e 1 colher de sopa de água filtrada morna

1 ovo

1 e 1/2 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de essência de panetone

1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional)

 

Sugestão de recheio:

 

  • 70g de Chocolate sem glúten e sem lactose
  • Frutas cristalizadas ou uvas passas
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Semente de chia

 

 

Modo de preparo:

 

Misture todos os ingredientes secos em um recipiente e misture-os. Então adicione a água morna e misture bem.

Em uma tigela bata levemente o ovo, o óleo de coco e a essência de panetone.

Junte à massa e misture bem. A massa vai ficar meio grudenta, não é uma massa que você vai mexer com a mão e ela vai ficar sequinha, também não é uma massa líquida.

Misture com o recheio e coloque a farinha de linhaça.

Leve a massa em uma forma de panetone e deixe a massa descansar dentro do microondas por 40 minutos. Ela deve crescer até quase a borda da forma.

Pré-aqueça o forno em fogo alto por 10 minutos, então leve seu panetone para assar por 20 minutos.  Diminua o fogo até temperatura 180 – 200ºC e asse por mais 10 minutos.

 

Referências:

 

http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/panetone-sem-gluten-e-sem-lactose/

Share This